segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Riscos de uma garagem mal planejada.

Entrada estreita, rampas inclinadas que dificultam a visão, espaços apertados ou até número insuficiente de vagas são problemas comuns em algumas garagens. Isso acontece porque essa área, geralmente, é uma das últimas etapas a ser pensada num empreendimento. Resultado: erros estruturais e desconforto aos usuários.

Atenta a esse problema, a Maxipark, uma das mais atuantes empresas no setor de estacionamentos, opera de forma preventiva ao apresentar sugestões a seus clientes através de um departamento técnico logo no momento do contato comercial, esclarecendo sobre a importância de uma garagem planejada, versátil e segura, desmistificando a idéia de que estacionamento é um "mal necessário".

Os profissionais da empresa são especialistas em uso do espaço, então conseguem prever possíveis entraves e indicar soluções para cada caso. Optar por pilares cilíndricos, ao invés dos quadrados, pode ajudar a amenizar os casos de sinistros. Com as rampas, o cuidado deve ser com a geometria, sem curvas fechadas e com a largura de sete metros, espaço ideal para a passagem de dois carros. "As vagas devem ter 2,40 X 5,00 metros para o cliente abrir a porta e não bater no carro do lado", alerta o engenheiro da Maxipark, Edimílson Batista de Carvalho.

Um bom planejamento também se reflete num ganho de vagas. "O nosso grande desafio é fazer com que o estacionamento acomode o maior número de vagas possíveis, mas sem fugir dos padrões confortáveis de acomodação dos carros", diz o engenheiro. Garagem mal planejada resulta em prejuízo e sinistros.

Outra questão é projetar a garagem de modo que ela ofereça um bom fluxo viário, que consiste na circulação dos carros dentro do local. Nesse caso, é feita uma estatística, quando se leva em consideração o fluxo de automóveis circulantes em horários de maior movimento. A partir desse estudo, são colocados cruzamentos em pontos estratégicos e criadas saídas alternativas para evitar congestionamento, tendo em vista também os reflexos nas vias de acesso à garagem.

Mas a preocupação não se limita apenas aos aspectos físicos. Uma garagem mal planejada pode acarretar riscos à saúde se o espaço não contar com um bom sistema de exaustão e ventilação, responsável pela circulação e renovação do ar, principalmente em estacionamentos subterrâneos.

"O ideal é planejarmos a garagem junto com a construtora no início da obra. Quando isso não acontece, ao assumirmos uma unidade já existente, detectamos os riscos e desenvolvemos um projeto com soluções para os problemas presentes", finaliza Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário