domingo, 24 de abril de 2011

A escolha da cor certa para cada ambiente

Sempre que se pensa em aplicação de cores para ambientes são lembradas as funções decorativas que as cores têm e a influência delas no humor das pessoas. As cores se dividem em duas categorias: as frias e as quentes.
As frias são cores menos atuantes e mais sutis. O verde sendo uma cor fria tem efeitos em intensidades menores, mas não menos significativos. O verde se bem usado tem efeito calmante e relaxante, mas se usado em excesso pode trazer monotonia e depressão.

Já a cor azul é uma cor que traz tranqüilidade e serenidade se exagerada, pode trazer solidão e cansaço, é uma cor que pode atuar como desestressante e asséptica. Para completar as cores frias o lilás ou roxo que é uma cor muito peculiar devido a sua propriedade de equilíbrio total de energia, tem efeito tranqüilizante e calmante, transforma as energias negativas em positivas.

Já as cores quentes, muito presentes e intensas tem efeitos característicos e devem ser muito bem equilibradas. O vermelho, cor vibrante e enérgica se exagerada pode trazer nervosismo e irritação e tornar o ambiente vulgar. Estimula atividade mental revigora coragem e força de vontade. O laranja estimula os sentidos e a comunicação e a criatividade, auxilia a mente a assimilar novas idéias, se usado em excesso pode provocar conversas demais incluindo irritação e rebeldia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário