domingo, 7 de abril de 2013

O sofá é um item essencial na decoração

Item essencial na decoração, o sofá é sempre o destaque de uma sala. Afinal, é nele que assistimos aos melhores filmes e conversamos com os amigos e familiares.
Photo Credit: Wonderlane
A escolha deste importante item da decoração pode parecer fácil, mas não é. Tudo vai depender do local onde será utilizado, dos hábitos dos familiares, da freqüência de sua utilização e de quanto se quer investir nesta aquisição. Existem sofás adequados para os ambientes de estar (livings) e para os modernos home theaters.
Cada situação exige um modelo apropriado, ou seja, para o living eu indico os sofás de proporções mais enxutas, com traços retos, quantidade moderada de almofadas e tecidos mais nobres, para que as pessoas não fiquem jogadas nos estofados e mantenham uma postura mais formal. Afinal, este é um local para receber. Já para o home theater, a indicação é totalmente contrária. Neste ambiente você pode optar por modelos com assentos mais profundos, almofadas fofas e tecidos resistentes, já que neste espaço a regra é ficar a vontade.
Antes de escolher o seu estofado, vale a consulta de um especialista, pois esse é um item muito importante na decoração e errar pode custar caro. O erro mais comum na compra de um sofá é com relação as suas proporções. Aquilo que na loja parece pequeno no seu ambiente pode virar um elefante branco.
Tenha sempre em mãos as medidas do seu ambiente e não se iluda com o que as lojas oferecem. Antes de finalizar a sua escolha, lembre-se: o seu sofá deve ser funcional, prático e adequado para o seu espaço e necessidade. Prestar atenção nos detalhes diminui as chances de errar.
Pano seco (estofados de couro cru) Escova Pano umedecido e sabão neutro (estofados de couro) Aspirador (estofados de tecidos)
1) Estofados em couro cru só devem ser limpos com pano seco.
2) Nos demais estofados de couro, pode ser usada uma escovação a seco ou, no máximo, um pano levemente umedecido em água e sabão neutro.
3) em estofados revestidos com tecidos, remova o pó com aspirador.
Dicas
Em estofados revestidos em couro, aplique, eventualmente, cera à base de carnaúba para melhorar a sua conservação. Depois, limpe-o com flanela e/ou sabão neutro.
Para conservar o couro macio e impedir que se parta, limpe-o periodicamente com um pano macio embebido em uma solução de 1 parte de vinagre para 2 de óleo de linhaça. Depois, polir com pano seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário