domingo, 7 de abril de 2013

Iluminação apropriada para o seu jardim


Apreciar um jardim à noite é muito prazeroso, principalmente nas noites quentes do verão. Além de embelezar sua edificação, um jardim bem iluminado é sempre um convite a uma boa conversa noturna entre amigos e parentes.
A iluminação artificial deve, no entanto, primar por algumas regras básicas:
1. As luzes brancas ou frias, ou seja, as lâmpadas a vapor, são extremamente fortes e devem ficar restritas à áreas públicas e/ou quadras esportivas.
2. Nas residências devemos usar as lâmpadas incandescentes e com média ou baixa intensidade de luz. O jardim iluminado à noite não deve e nem precisa ser igual ao jardim de dia.
3. Evitar o ofuscamento do observador pelo foco dirigido direto na altura de seus olhos.
4. Caprichar nos cuidados com a fiação
Os fios que passam por entre canteiros devem estar em perfeitas condições e serem enterrados para evitar-se tropeções. É muito interessante que se anote o caminho dessas fiações enterradas, para indicá-lo aos jardineiros. Acidentes e consertos são evitados dessa maneira simples.
Devemos usar luminárias produzidas para áreas externas. Estas luminárias têm condições de resistir à umidade, terra, etc. A aparelhagem para iluminação externa classifica-se em três tipos:
Difusor
A emissão da luz se dá por todos os lados e é homogênea, iluminando por igual todo um ambiente. Na maioria das vezes fica fixa sobre um poste ou na parede.
Projetor ou Refletor
A luz é dirigida, formando um facho de luz mais ou menos concentrado. Criam contrastes de claro e escuro e destacam objetos ou áreas. Pode ser fixo ou móvel.
Balizador
É um refletor que possui características para se iluminar áreas de circulação. Seu facho é dirigido para o chão, altura reduzida (sempre inferior a 50cm) e pequena intensidade de luz. São encontrados fixos ou móveis.
A utilização desta aparelhagem deve ser pensada e planejada para se tirar melhor proveito das características de cada um bem como a necessidade de valorização da área a ser iluminada.
A maioria dos arquitetos paisagistas recomenda a colocação de um poste com uma luminária tipo difusor, de média intensidade na entrada, onde termina a rua e começa o jardim da frente, servindo como uma boa medida de segurança.
Desta forma tem-se a visualização de quem está se aproximando da casa. Outro conselho é em caminhos de pedra ou escadas com poucos degraus colocar pequenos balizadores embutidos nas laterais, o que tornam tais caminhos muito mais atrativos e seguros. Iluminar o número da casa é também bastante importante. Para tanto, usam-se variados tipos de luminárias ornamentais fixas, que iluminam uma pequena área da parede, sem emitirem luz direta para os olhos do observador.
Iluminação de Jardim
Para o jardim, difusores criam uma área de luz homogênea e suave no terraço. Projetores ocultos pela vegetação lançam luz direta sobre uma fonte, ou destacam um conjunto de palmeiras e arbustos.
Por último: a iluminação tem poder de estimular passeios noturnos no jardim com a criação de focos de interesse usando fartamente balizadores para indicar caminhos entre os canteiros. Pode-se ainda atribuir elementos como tochas, luminárias encontradas em lojas de antiguidades.Tudo isto somado à criatividade valorizará muito seu jardim e, conseqüentemente, seu imóvel. No entanto, convém lembrar que é extremamente necessária a contratação de um paisagista, uma vez que ele indicará todas as medidas de segurança que deverão ser tomadas, bem como criará um desenho que traduza bom gosto e qualidade ambiental.

Paisagismo e jardinagem

Estrutura para trepadeiras
Uma estrutura triangular simples de bambu pode ser um suporte muito bom para trepadeiras. Além de serem firmes devido à forma triangular estas estruturas darão ares escultóricos a seu jardim, criando sensações visuais agradáveis.
Como as plantas crescem para cima será necessário algum tipo de laço. Um simples barbante permite certa “elasticidade” e não desliza tão facilmente. A estrutura deve ser cravada antes de plantar-se a trepadeira, já que muitas espécies vegetais têm raízes suscetíveis a sofrer algum dano.
Para direcionar o crescimento da trepadeira com os barbantes, é interessante atá-los junto aos nós dos bambus o que evitará que haja o deslizamento do barbante podendo danificar a planta.
Iluminação de Jardim
Iluminação de Jardim Iluminação de Jardim

A iluminação artificial adequada realça caminhos, dá destaque a árvores e arbustos, multiplica o colorido das flores e, sobretudo, oferece segurança
A iluminação artificial conjuga a arte e a técnica para criar uma nova visão e proporcionar beleza, por realçar formas, cores e texturas com efeitos diversos.

Tipo de iluminação

Iluminação focal
Direcionada, ilumina um ponto específico do jardim: arbustos, arvores, esculturas e centros de interesse.
Iluminação indireta
Demarca levemente o jardim sem um foco de destaque; normalmente colocada por trás das plantas ou direcionadas para muros ou pisos
Iluminação geral
Ilumina amplamente o local, sem destacar nenhum ponto; percebe-se o jardim como um todo.

Tipo de aparelhos

Focos e projetores: são indicados para criar efeitos especiais, como o da iluminação focal. Devem ser posicionados a uma distância de 1/3 da altura do elemento a ser iluminado
Postes de iluminação
Indicados para iluminar uma área de maneira geral. É recomendável que tenham mais de 1.80m de altura para não ofuscar as vistas das pessoas.
Balizadores e mini postes
Ideais para iluminar caminhos e elementos baixos de um jardim. Normalmente o raio de iluminação destas peças é igual a duas vezes e meia a sua altura. Também é viável que tenham menos de 1.10m de altura para não ofuscar.
Armaduras e apliques
Normalmente proporcionam uma iluminação indireta, onde se percebe o contorno do local. Estes equipamentos devem ser específicos para as áreas externas: devem ter proteção contra sol, água, ventos, etc. Normalmente possuem vidros temperados, vedação eficiente e borrachas de pressão.
No projeto de iluminação para jardim deve se levar em consideração a função do jardim à noite; a arquitetura do local e o projeto do jardim. Além disso, deve prever a capacidade da rede elétrica disponível
Seja qual for a forma de iluminar jardins, a iluminação externa deve proporcionar segurança e beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário