sexta-feira, 2 de março de 2012

Manta Térmica para Telhados

Há no mercado diferentes mantas térmicas para diferentes usos, que atendem tanto residências como comércios e indústrias. Conheça alguns modelos

A manta refletiva é utilizada nas coberturas das edificações e possui duas finalidades:
1. no verão - impede que as irradiações de calor cheguem ao ambiente, proporcionando um clima mais ameno. Consequentemente, gera economia de energia pelo pouco uso do ar condicionado. 
2. no inverno - impede que o calor produzido no ambiente escape com facilidade, proporcionando temperatura agradável nos dias frios.

É considerado material acessível (de baixo custo), que gera soluções econômicas e eficientes, pois além de refletir aproximadamente 90-95% das radiações solares, também é um material impermeável que impede a passagem de água e poeira, além de ser auto-extinguível (retarda o fogo).

Medidas e Características:

Largura: aprox. 120 cm (1,20 m) 
Comprimento: aprox. 4100 cm (41 m) 
Espessura: 0,094 mm (folha simples - com um lado reflexivo) e 0,125 mm (folha dupla - com ambos os lados reflexivos) 
Redução de temperatura no ambiente: até 7ºC (folha simples) e até 9ºC (folha dupla) 
Refletividade: 95% 
Emissividade (propriedade de emitir calor, quanto mais baixa a emissividade, mais o calor é refletido): 0,05% 
Não propaga fungos 

Modelos de Manta Térmica
Há no mercado diferentes mantas térmicas para diferentes usos, que atendem tanto residências como comércios e indústrias. Conheça alguns modelos:

Proteção contra goteiras: esta manta tem como finalidade principal ser uma barreira contra a entrada de água pelo telhado, sendo que o isolante térmico atende apenas as exigências mínimas de bloqueio da temperatura. 
Proteção contra agressões provenientes do meio ambiente: a manta apresenta uma camada extra de proteção na face superior aluminizada. Esta camada protetora prolonga a vida útil da manta; ideal quando há maior contato com a maresia, metais, cimento e poluição. 
Isolamento térmico extra: a manta apresenta as duas faces de alumínio e conta com maior resistência mecânica. Ideal para telhados residenciais e pode ser utilizada sob quase todos os tipos de telhas. 
Isolamento térmico extra e proteção contra agressores provenientes do meio ambiente: a manta apresenta as duas faces de alumínio garantindo bom controle térmico e também possui uma camada extra de proteção na face superior, ideal para proteger o material contra a maresia e contato com metais, cimento e poluição. 
Proteção contra fogo: além da manta ser um ótimo isolante térmico e impermeável, é um material que não propaga o fogo. Ideal para os locais que devem seguir as exigências do Corpo de Bombeiros. Pode ser utilizado em todos os tipos de telhados. Este produto deve apresentar um certificado de qualidade, para que assim garanta a segurança pessoal e patrimonial. 
Para telhados de grandes dimensões: a manta apresenta as duas faces de alumínio e maior reforço mecânico, para garantir o fácil manuseio durante a instalação. Este modelo de manta é ideal para construções sem forro ou laje, pois pode ficar aparente no interior. 
Manta com fibra de vidro: a estrutura da manta apresenta fios de fibra de vidro entrelaçados na malha de reforço, garantindo um material mais estável e de maior durabilidade. Esta manta pode ser utilizada sob quase todos os tipos de telhas, e por ter as duas faces de alumínio permite melhor isolamento térmico. 

Instalação
Quando a manta térmica tiver apenas uma de suas faces revestida com alumínio, alguns cuidados devem ser seguidos. Portanto, a instalação da manta térmica com a face de alumínio deve ser direcionada para baixo (piso), e deverá atender todas as características citadas a seguir:

O telhado deve ter a estrutura de madeira e coberto com telhas cerâmicas. (telhados com estas características permitem mais facilidade na hora de instalar a manta térmica). 
Instalar a manta quando o telhado estiver sendo construído ou reformado – é necessário que as telhas e ripas sejam retiradas para a correta instalação. 
Instalar a manta com a face direcionada para baixo somente quando houver laje ou forro. A manta não pode ficar aparente. (poderá ficar aparente, somente, se o modelo da manta for apropriado para este tipo de instalação) 
Respeitar a circulação de ar do telhado. Entre as telhas e a laje/forro deverá ter um espaço de no mínimo 2 cm. Este espaço garante a eficiência da manta, pois faz com que o ar quente retido no local saia, tornando a temperatura do interior da casa agradável no dias de calor. 
A manta deve ficar afastada no mínimo 7,5 cm de todos os lados de elementos que gerem calor, como por exemplo: chaminés, luminárias, fios de eletricidade (faíscas ou chamas). A instalação elétrica deve estar em boas condições para que a manta após instalada garanta segurança ao local. 

A manta térmica é facilmente instalada
Deve ser posicionada entre os caibros (5 cm de espessura) e as ripas. Isto é, ao montar o telhado e após a colocação de todos os caibros, a manta é estendida no sentido transversal aos caibros – começando do beiral em direção à cumeeira. As mantas devem ficar sobrepostas 10 cm e, para garantir a estanqueidade do sistema, pode-se utilizar fita adesiva aluminizada nas áreas sobrepostas.

Em seguida, posicionar os contra-caibros e depois as ripas. Os contra-caibros (com 1 ou 2 cm de espessura) possibilitam a melhor fixação da manta e criam espaçamento maior entre a manta e as telhas, facilitando a circulação de ar – fundamental para que a manta atinja sua plena eficiência. O lado refletivo (com alumínio) nunca deve ser instalado grudado no forro ou no telhado.

Outras Dicas
Para garantir a eficiência do produto sempre siga as instruções fornecidas pelo fabricante e procure mão de obra especializada. 
Os isolantes térmicos deve apresentar ao menos em uma das faces o revestimento aluminizado, garantindo que haja barreira radiante. 
A emissividade de uma barreira térmica refletiva deve ser menor ou igual a 10% . 
Apresentar boa resistência mecânica, impedindo que o produto rasgue facilmente.

Busque por produtos apropriados para cada tipo de telhado e de acordo com as condições climáticas da região. Existem no mercado alguns produtos com proteção contra agente externos, como maresia, poluição e prevenção ao contato com o cimento. 
Para saber se o produto de determinado fabricante é de qualidade, busque por certificados técnicos de qualidade do sistema de produção (Referência Técnica IPT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário