sexta-feira, 2 de março de 2012

Cozinha: Aspectos Construtivos


Ao construir o ideal é setorizar os ambientes, dividindo-os em social, serviço e privado. A cozinha normalmente encaixa-se como serviço, mas considerando seu uso integrado à sala de jantar, torna-se também social, exigindo organização e estética adequada para este propósito: receber visitas.


Posição na Planta
Normalmente, ela tem ligação com a lavanderia / área de serviço, já que muitos dos produtos utilizados em uma, são também usados na outra (produtos de limpeza, vassouras, rodos). 

A cozinha deve estar próxima à sala de jantar (facilidade de acesso, levando panelas e utensílios diversos), ter acesso fácil a partir do ponto de chegada das compras (garagem) e torna-se agradável se tiver ligação (mesmo que apenas visual) com o jardim, inspirando os momentos de descanso.
Caso a cozinha seja fechada, o ideal é que os quartos tenham acesso a esta por circulação separada da sala para que não seja necessário passar por esta área social ao se dirigir a ela.
Não faça degraus entre a cozinha e a sala de jantar, pois poderá causar acidentes (ao carregar panelas e pratos de um ambiente para o outro).

Piso
Ao escolher o piso opte por tipos que possuam pouca porosidade (impermeáveis), evitando assim o acúmulo de sujeiras como a gordura. Deve ser resistente à água e, caso prefira, pode optar por um modelo antiderrapante, evitando escorregões e acidentes.
Escolha materiais que permitam um rejunte menor (reduzindo a área permeável e sujeita a manchas por sujeiras). O porcelanato, por exemplo, tem peças maiores e exige um rejunte com pelo menos a metade da espessura da cerâmica que geralmente é de 5mm.
Quanto à escolha da cor procure aqueles de tonalidade clara para que transmita a sensação de limpeza. Cuidado com os pisos mais brancos, já que sempre haverá alguma sujeira e o rejunte poderá ficar muito marcado.

Iluminação
A cozinha deve ter iluminação externa direta. Valorize a iluminação natural: é econômica (sustentável), possui ótima qualidade para a realização das tarefas e, por ser confortável visualmente, influencia o estado emocional das pessoas.
A janela deve ter uma boa área para que permita a entrada de luz e ventilação, devendo ter uma área mínima igual a 1/8 da área da cozinha (padrão retirado do anexo III do decreto 212/2007 que regulamenta as edificações do Município de Curitiba).
Iluminação artificial: lâmpadas fluorescentes geram luz adequada para a realização das tarefas e também economia de energia. Lâmpadas dicroicas (halógena) possuem alta eficiência e podem ser utilizadas para gerar destaque em determinados pontos focais e também para favorecer bancadas de trabalho, já que a qualidade da luz que emitem permite uma reprodução adequada das cores e um trabalho mais minucioso ao lidar com os alimentos.

Ventilação
Ventilação Natural: como a cozinha é um espaço que lida com vapores e odores deve ser ventilada e ter uma área mínima de 1/16 da área total do ambiente (padrão retirado do anexo III do decreto 212/2007 que regulamenta as edificações do Município de Curitiba). 

Pontos Elétricos
Planeje uma tomada para cada eletrodoméstico (com circuito independente): fogão, coifa/depurador de ar, microondas, forno elétrico, geladeira, freezer, lava-louças. De acordo com o equipamento veja se esta tomada deverá ser baixa (30cm de altura), média (1,10m de altura) ou alta (2,20m de altura). Faça este planejamento antes de colocar os revestimentos das paredes para evitar ter de quebrar posteriormente.
Analise quantos outros itens você possui em sua cozinha e com que freqüência os utiliza. Assim reserve uma tomada sobre a bancada para liquidificador/cafeteira e pelo menos outra para qualquer outro equipamento que venha a utilizar.
Evite o uso do “benjamin” (“tomada T”) para ligar vários equipamentos em uma mesma tomada, pois isso pode vir a causar curto circuitos pelo excesso de carga.

Pontos Hidráulicos
É importante ter um projeto hidráulico e segui-lo. Planejar os pontos de água/esgoto (pia, máquina de lavar louças...), estar atento à qualidade dos registros e torneiras evita que futuramente o morador tenha incômodos com infiltrações.
Ter um projeto hidráulico e saber onde passa o encanamento evita problemas como o rompimento da tubulação ao se fixar um móvel, um quadro na parede da cozinha.
Se for instalada tubulação de água quente pode-se optar por canos de cobre que são uma boa opção por sua durabilidade e eficiência.
Ao comprar um imóvel semi-acabado verifique a altura da entrada do ponto de água da torneira, o qual deve estar a uma altura de no mínimo 10 cm da posição da bancada, para que não haja problemas na colocação do tampo da pia.

Ponto de Gás
A posição do ponto de gás interfere diretamente na posição do fogão. Há uma distância máxima em função da mangueira de abastecimento do gás, mas no geral sua localização não poderá ser alterada muito depois de definido. Portanto, se você pretende ter uma coifa de ilha, por exemplo, esteja atento a este detalhe.

Móveis
Faça um sóculo (base de alvenaria que pode ser revestida pelo mesmo material do tampo ou do piso) para que os armários fiquem longe da umidade do chão, ou faça armários suspensos. Simplesmente pintar o sóculo pode exigir manutenção constante já que ficará sujo com facilidade (batida de sapatos e de equipamentos de limpeza como rodos e vassouras). 

A altura do sóculo pode variar, desde os mais altos com 18 cm aos mais baixos com 5 cm (valores apenas de referência). Já a largura varia em função dos móveis escolhidos, em geral o sóculo possui 8 a 10 cm de largura a menos que os móveis inferiores (espaço para a ponta dos pés), ou seja, se o móvel inferior tiver 60cm de profundidade, o sóculo terá 52 ou 50cm.
Fonte: Portal Clique Arquitetura

Nenhum comentário:

Postar um comentário