quarta-feira, 26 de outubro de 2011

DICAS PARA UMA BOA PINTURA EM PAREDE


Dicas para o uso de tintas em interiores. Aprenda algumas técnicas para deixar o ambiente mais harmonioso.

Dicas para o uso de tintas em interiores

Para alongar o corredor
Se você deseja que o corredor fique mais comprido, basta pintar as paredes das extremidades e o teto de uma mesma cor e usar nas paredes laterais um tom mais escuro.

Para alongar paredes


O indicado é pintar as paredes em tons mais fortes e no teto usar a cor branca.

Outro truque é dividir a parede, usando uma cor mais clara na parte de cima e um tom mais escuro na parte de baixo.

O ideal é que essa "divisão" seja feita a partir da aplicação de um efeito decorativo, como um border.

Para encurtar paredes

Quando o pé direito é muito alto e se quer dar ao ambiente um ar de maior aconchego, o melhor é usar no teto uma cor mais escura do que aquela escolhida para as paredes.
Quando vamos pintar devemos ter em mente que a pintura protege (exterior) e embeleza (interior) os objetos, portanto é pensando também nestas características que se fará a escolha da pintura .
Para isto temos de saber:
a ) Escolher uma cor é sempre difícil... tenha em mente que elas afetam o nosso humor e de nossa família.

Cores como amarelolaranja e vermelho são cores quentes e muito vibrantes.

verdeazul e púrpura são frias e calmas.

Pense se a parede, o quarto, etc. que você pretende pintar recebe muito calor (use cores frias) ou ao contrario, muito frio (adote cores quentes).
Não esqueça, quanto mais claras as cores, menos energia elétrica você gastará. A a luz do dia iluminará melhor e por mais tempo.
b ) Qual é o tipo de material a ser pintado... (madeira, concreto, gesso, tijolo, massa, etc.).
c ) Como está este material... ( quebrado, arranhado, muito danificado).
d ) As condições do ambiente... (sol, umidade, calor, luminosidade).
e ) Como queremos que fique... (brilhante, neutro, opaco).
f ) Defina o material a ser usado e os custos.

Como escolher a cor mais apropriada para um ambiente ?

aplicação de cores no ambiente pede equilíbrio; se pintar uma parede de vermelho, é bom pensar em aplicar o branco nas outras três.
A composição de tons de uma só cor também fica boa e pode ser feita mesclando os mais claros com os mais escuros.Escolha um tom para servir de base e um mais vibrante para a parede, levando em conta a cor dos móveis e das cortinas.Quem pretende ousar com matizes mais fortes ou vibrantes deve escolher a parede principal do ambiente como a que fica de frente para a porta da entrada, que chama a atenç:ão e evitar destacar paredes recortadas.
Em ambientes pequenos, a regra geral é usar cores que "afastem", como o azul e o verde; se a intenção é estimular a sensação de conchego, opte por cores escuras e vibrantes, como o vermelho e o amarelo.
No teto, dois truques básicos são usar uma cor mais escura para rebaixar o pédireito (distância do piso ao teto) alto, "diminuindo" o ambiente, e optar por uma mais clara de preferência branco para "ampliar" o espaço diminuto. Uma regra para obter definição espacial é ter o piso mais escuro do que a parede, que deve ser mais escura do que o teto.Na cozinha, fuja da ditadura do branco com detalhes em cores quentes estimulantes, como vermelho, laranja e amarelo.O excesso de luminosidade de uma parede branca atrás da televisão atrapalha a concentração na tela; a dica é pôr uma estante ou outra cor na parede.

fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário