domingo, 28 de agosto de 2011

Simplicidade e respeito ao ambiente

Diante do Mar Mediterrâneo, casa tira proveito da arquitetura e dos materiais típicos da região para criar um refúgio clean, sofisticado e cheio de personalidade, em total harmonia com a paisagem

Texto: M.N.Nunes Fotos: Tiziano Canu



Aberta para o Mar, a varanda da frente é um dos principais espaços sociais da casa. as claraboias no alto deixam entrar luz natural e podem ser abertas para melhorar a ventilação. seus vidros se fecham automaticamente em caso de chuva. a varanda da parte de trás apresenta a mesma solução.
"Gostamos de dizer que este projeto é uma releitura do estilo mediterrâneo. Buscamos uma construção bem inserida no verde, já que Portobello é um parque protegido por órgãos ambientais"
Graças ao desenho simétrico e à sua vocação para se abrir para a natureza, a partir da varanda posterior é possível enxergar todo o living e a varanda da frente, com vista para a praia. Os móveis são de madeira e as obras de arte têm o mar como tema.



A paisagem que se estende diante da varanda inclui o Mar Mediterrâneo até o encontro com a linha do horizonte. O barco da família, ancorado na marina em frente, também pode ser avistado. Em todo o entorno, o verde do parque Portobello, área de preservação ambiental no norte da Ilha da Sardenha, na Itália, predomina.

Para preencher esse cenário mais que generoso, o casal de proprietários, industriais italianos apaixonados por pesca esportiva, imaginou uma casa confortável e sofisticada, mas acima de tudo prática. Poucos materiais, de preferência naturais, e estilo clean. Desejo que os arquitetos Lilian Tedesco e Pier Paolo Cossu atenderam com essa proposta que busca inspiração no estilo mediterrâneo – cômodos voltados para um ponto de interesse central, por exemplo – e o mistura com soluções criativas, como o revestimento externo de granito da região. Além da beleza, a pedra tem também a função de driblar a maresia e o vento, conhecido como mistral, e, assim, reduzir a necessidade de manutenção. “A pedra tem um tom levemente avermelhado, bem agradável. É um tipo de material que existe também no Brasil, em outras cores”, dizem os arquitetos.
O revestimento da lareira é um dos diferenciais do projeto. Trata-se de uma madeira perfumada que foi extraída de uma árvore cortada do terreno durante a construção. O aroma se espalha pelo ambiente. O piso do living intercala réguas de madeira (carvalho) e placas de mármore de orosei, extraído na região. Já na cozinha todo o piso é puramente mármore de orosei mesma pedra usada para revestir as bancadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário