quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Contratação de Mão-de-Obra

CONSTRUÇÃO e REFORMA - Contratação de Mão-de-Obra
Preferencialmente, somente chamar profissionais conhecidos ou indicados por amigos ou parentes se possível, é bom ver um trabalho pronto.

Utilizar uma equipe que normalmente trabalha para o seu arquiteto ou engenheiro pode ser mais cômodo, mas nem sempre sai mais em conta. Caso outros operários competentes e de confiança sejam conhecidos, verificar com o profissional responsável pela obra se não há empecilhos, fazer a cotação com os dois grupos e então decidir.

Quando se tem um empreiteiro, é ele o responsável pela contratação e pagamento de encargos trabalhistas. Se a administração da obra não contar com esse profissional, é importante estabelecer uma relação contratual por escrito com os operários, especificando o tipo de serviço que se espera deles, o prazo e o valor. Não se deve esquecer de recolher o INSS dos trabalhadores, caso contrário esse valor terá que ser acertado de uma só vez ao requerer o Habite-se à prefeitura, evitando problemas com a Justiça do Trabalho.

Determinar uma forma de pagamento baseada na produção, estabelecendo assim que o pagamento da mão-de-obra ficará condicionado ao cumprimento de determinadas etapas e prazos.


ACOMPANHAMENTO

é importante acompanhar de perto a obrapara ter certeza de que o planejamento está sendo cumprido e de que não há desperdícios.

Caso isso não seja possível, deve-se escolher um profissional competente e de confiança para tanto.

Equipamento de Segurança



CONSTRUÇÃO e REFORMA - Equipamento de SegurançaEquipamentos de Segurança

Todo Equipamento de Proteção Individual só pode ser utilizado se possuir o Certificado de Aprovação (CA), expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

RESPIRADOR PURIFICADOR DE AR
Para que serve?
Proteger contra pó, poeira, névoas ou resíduos que possam irritar as vias aéreas ou o aparelho respiratório.
Dica de uso
Avalie o formato, a fixação e adequação do aparelho ao rosto do trabalhador.

ÓCULOS DE PROTEÇÃO
Para que servem?
Protege os olhos do profissional contra o impacto de partículas e objetos.
Dica de uso
Os óculos devem estar bem adaptados ao rosto do trabalhador. Pode-se também utilizar óculos de grau com lentes endurecidas.

PROTETOR AURICULAR
Para que serve?
Proteger os ouvidos e seus órgãos internos de ruídos que possam agredir, irritar ou prejudicar a saúde do trabalhador.
Dica de uso
É muito importante que o protetor esteja bem limpo para evitar infecções, principalmente no caso de protetores de uso interno.

CAPACETE
Para que serve?
Protege a cabeça do trabalhador contra impactos de objetos sobre o crânio. Existem capacetes com aba total e com aba frontal. O tamanho é único e a regulagem é através da sua tira.
Dica de uso
Conferir com atenção se o capacete está bem ajustado na cabeça para que não saia do lugar, não caia e não provoque dores de cabeça nem desconforto.

CALÇADOS DE SEGURANÇA
Para que servem?
Protege os pés do trabalhador contra ferimentos, escoriações e queda de objetos.
Dica de uso
É preciso que sejam adequados e se adaptem aos pés de forma correta, conferindo inclusive a numeração. Deve-se experimentar o calçado antes e limpá-lo com regularidade para evitar possíveis problemas de pele.

LUVAS
Para que servem?
Proteger as mãos na utilização e aplicação de todos os produtos.
Dica de uso
Devem ser utilizadas luvas de tamanho adequado. Como todos os outros EPIs, é necessário que se faça higiene adequada.

Tipos de Cimento

CONSTRUÇÃO e REFORMA - Tipos de Cimento
CP-I – Cimento Portland Comum
É um Cimento puro, sem nenhuma modificação. Pode ser utilizado em serviços de construção onde não são exigidas propriedades especiais doCimento.

CP-II – Cimento Portland Composto
É um Cimento modificado que pode ser aplicado em todas as fases da construção. Pode ser encontrado com três diferentes subtipos: o CP-II – Z, o CP-II – E e o CP-II – F. O tipo II-Z tem pozolanas (cinzas de usina térmica, cinzas de carvão e outras cinzas).É muito indicado, por exemplo, para fazer fossa séptica, porque oconcreto dele é mais resistente a ácidos. OCimento II-E tem escória de alto-forno (é o resíduo da produção de ferro nas siderúrgicas) e serve para pisos, lajes e pilares. O II-F tem materiais carbonos (sobras de produtos queimados) e serve para fazer pisos e até tijolos de solo-Cimento. Essas adições que estão noCimento e a gente não vê são muito boas,porque ajudam a melhorar oconcreto.Além disso,em vez de jogar isso na natureza,eles viram excelente matéria-prima.

CP-III – Cimento Portland de Alto-Forno
É menos poroso e mais durável, portanto resiste melhor em ambientes agressivos. Oconcreto feito com esse Cimento pode ficar exposto a esgoto e a chuva ácida. Usado nas fundações, peças de grandes dimensões e construções de barragens, por exemplo. Porém, evite usá-lo quando precisar tirar a fôrma logo. Pode não ficar com a resistência necessária. Ele pode não oferecer a resistência inicial necessária e ainda como em calda de injeção, pois ele corrói o aço. Também deve ser evitado para fazer chapisco em dias de insolação e vento pois ele não adere aos blocos cerâmicos, por exemplo. Em argamassas colantes, esse tipo pode proporcionar manchas no azulejo.

CP-IV – Cimento Portland Pozolânico
Tem cinza de carvão ou argila queimada e é um Cimento pouco poroso. Seu uso é muito mais vantajoso em obras que ficarão expostas à ação de água corrente e em ambientes agressivos. A cura mais lenta o torna adequado a grandes volumes deconcreto. Em dias muito frios, ele demora a endurecer.

CP-V-ARI – Cimento Portland de Alta Resistência Inicial
Indicado no preparo de concreto e argamassa e em todas as aplicações que necessitem de resistência inicial elevada e desenforma rápida. Como endurece rápido, pode trincar se a concretagem for feita sob insolação, em dias muitos secos ou com ventos. Evite usá-lo em aplicações corriqueiras, como em revestimento de argamassa ou em concreto-massa pois nesses casos pode trincar e fissurar. Em ambientes agressivos, geralmente esse tipo não é resistente a sulfatos.

RS – Cimento Portland Resistente a Sulfatos
Como o próprio nome diz, são resistentes aos meios agressivos sulfatados, tais como os encontrados nas redes de esgotos domésticos ou industriais, na água do mar e em alguns tipos de solos.

BC – Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação
Designado por siglas e classes de seu tipo, acrescidas de BC. Como por exemplo: CP-III-32 (BC) é o Cimento Portland de Alto-Forno com baixo calor de hidratação. Evita o apareCimento de fissuras de origem térmica. Indicado para uso em concreto-massa, como barragens e grandes pilares.

CPB – Cimento Portland Branco
Há dois subtipos: estrutural, quando se quer ressaltar a arquitetura, porque ele não fica cinza e o não estrutural, que a gente usa para rejuntar azulejos. Jamais use emconcreto estrutural, pois esse tipo não possui resistência adequada para esse fim.

Compra do Terreno

CONSTRUÇÃO e REFORMA - Compra do Terreno
Se possível, escolher um terreno plano, o que representará menos gastos com terraplanagem e fundações.

Para avaliar o solo, é importante contratar uma empresa de sondagem; caso o resultado apresente um solo de boa resistência superficial, será possível utilizar uma fundação tipo sapata corrida (uma laje armada horizontalmente, de 50 a 60cm, em valas de aproximadamente 1 metro de profundidade), que consome menos concreto.

Em um lote acidentado é possível fazer terraplanagem, mas a necessidade de fazê-la ou não será definida pelo projeto arquitetônico, que pode tirar proveito da inclinação ou dos acidentes naturais do lugar.

Para terrenos em declive, uma solução pode ser a utilização de uma estrutura independente.

Estocagem

CONSTRUÇÃO e REFORMA - Estocagem
Observar o prazo de validade de materiascomo o cimento. Não deve ser armazenada muita quantidade nem com muita antecedência (a planilha ajuda essa programação).

material deve estar protegido dachuva, vento e outras intempéries. Aareia e o cimento têm que ser cobertos, a madeira em local abrigado e com ventilação. Evitar deixar materiais em caixas de papelão ao relento.

Evitar construir no período mais chuvoso de sua região.


Jardim Japonês

Construção e Reforma - Jardim Japonês
No jardim japonês, surgido nos templos budistas, cada elemento tem seu significado. Originalmente, as flores não são usadas, pois se transformam constantemente. Os principais elementos são:

O lago e as carpas: água é vida, daí a importância do lago. Nele, vivem as carpas, símbolo de fertilidade e prosperidade. A variedade Nishiki-koi, rara, exige água cristalina. Para tanto, podem ser instalados uma bomba e um filtro biológico (do tipo carvão ativado), garantindo a circulação da água.

A queda d'água: além de oxigenar a água, a cascata significa a continuidade da vida. E como a vida, ela segue um ciclo representado pela intensidade da água. Pode ser controlada por um timer conectado à bomba.

A lanterna: é um elemento que induz à concentração, ajudando a clarear a mente. Os pontos de luz são estrategicamente distribuídos para não ofuscarem a visão. A lâmpada indicada é de 15 watts;

As pedras das cascatas: o centro do jardim. A pedra colocada na posição vertical representa a figura do pai, e a da horizontal, a mãe. Dela, brota a água. As outras pedras, simbolizando os descendentes, são distribuídas em torno do lago e entremeadas pela vegetação, composta de azaléias, camélias e bambus, podados para permanecerem sempre iguais.

O bambu e os adornos: os galhos do bambu são amarrados, direcionando o crescimento para que a planta se curve para o lago, como em reverência. O sino de vento e os macacos de cerâmica, fixados na planta trazem o som da natureza e a felicidade.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Utópica casa móvel é estrela de exposição de design na Holanda


  • O protótipo da casa móvel Futuro no museu Boijmans van Beuningen, em Roterdã, Holanda
    O protótipo da casa móvel "Futuro" no museu Boijmans van Beuningen, em Roterdã, Holanda
    ROTERDÃ – Ele [o amigo] sabia exatamente o que queria. Uma casa móvel, para temporadas de esqui em lugares remotos, que fosse “durona” o bastante para sobreviver às temperaturas abaixo de zero e às nevascas em grandes altitudes. A casa tinha de ser rápida e fácil de montar – e desmontar – em neve funda ou em terrenos montanhosos e leve o bastante para ser levada de helicóptero. E, por fim, quanto mais barata fosse, melhor.
O futuro no museu
Estas foram as instruções dadas ao arquiteto finlandês Matti Suuronen, em 1964, por um amigo que amava esquiar em locais inóspitos. O Sr. Suuronen passou quatro anos tentando achar uma solução, a que chamou “Futuro”. “Futuro”, a “casa” feita de plástico leve, foi criada para a produção em massa e tinha a forma de um kit pré-fabricado que poderia ser montado onde seus ocupantes desejassem como uma base elipsoidal, uma forma geométrica complexa que lembra um disco voador dos gibis dos anos 60.
Perto de 100 “Futuros” foram fabricadas no final dos anos 60 e no começo dos 70 e, hoje, estão espalhadas pelo mundo. O protótipo da casa móvel do Sr. Suuronen atualmente pode ser visto no Museu Boijmans Van Beuningen, em Roterdã, na exibição “Futuro: Construindo a Utopia”, que segue até dia 9 de outubro. Também na mostra estão objetos de outros designers que compartilhavam do desejo do arquiteto finlandês em criar a forma perfeita. 
A busca por tais modelos tem obcecado designers ao longo da história, como a exibição do Boijmans demonstra, de maneira fascinante, através da seleção de 100 objetos  que variam de vasos de vidro do século 14 e instrumentos de cálculo do século 15 - criados por artesãos anônimos – a trabalhos recentes que incluem uma cadeira desenhada por Konstantin Grcic e um vaso de Wieki Somers.
Algumas das peças exibidas, como o protótipo da “Futuro”, representam formas antigas. Outras estão agrupadas afim de ilustrar como determinados modelos dominavam o design em diferentes épocas, geralmente, refletindo mudanças culturais mais amplas ou o desenvolvimento de novos materiais e tecnologias de produção. 
Dos artesãos ao design industrial
As curvas bulbosas dos objetos feitos à mão, que são anteriores à Revolução Industrial, vêm seguidas pela geometria crua dos primeiros produtos manufaturados em massa. Conforme a produção pela indústria foi se tornando cada vez mais sofisticada ao longo do século 20, os designers puderam produzir formas esteticamente mais puras e estruturalmente mais complexas.  
A exibição mostra ainda como as graciosas curvas do mobiliário de madeira dos anos 30, de Alvar Aalto, foram sucedidas pelo estilo tecnocrata dos produtos de Charles e Ray Eames e Dieter Rams.
Então surgiram as silhuetas lisas e futuristas criadas por Verner Panton, Joe Colombo, Suuronen e outros, nos anos 60, a partir do recém-desenvolvido plástico. As peças mais recentes da exibição demonstram a influência das intrincadas imagens criadas a partir da tecnologia digital à medida que designers, como o Sr. Grcic, passaram a usar softwares de ponta para replicar suas formas em produtos do dia a dia.
O resultado oferece tanto um passeio com várias paradas pela história da forma no design, quanto uma oportunidade de ver alguns objetos intrigantes – em particular - as peças mais antigas e artesanais. Ainda assim, a estrela do show é o protótipo da “Futuro”, que está em exibição para o público pela primeira vez desde que foi adquirido e restaurado pelo Museu Boijmans.
A experimentação e os sonho
O Sr. Suuronen não só utilizou a casa como meio de experimentação da forma, como também realizou seu sonho de criar um novo tipo de “lar”, que poderia ser imediatamente desmontado em partes facilmente transportáveis. Assim, quando os ocupantes quisessem ir para outro lugar, as peças seriam levadas de helicóptero ou caminhão e, então, montadas novamente. 
Ele não foi o único arquiteto ou designer nos anos 60 e 70 a ficar obcecado pela mobilidade.
O arquiteto holandês Constant devotou 15 anos ao design do New Babylon [Nova Babilônia], um labirinto de estruturas em constante mudança que poderia ser suspenso sobre uma cidade existente para criar uma sociedade paralela, onde os idealistas anticapitalismo poderiam desenvolver um novo estilo de vida, livre de convenções. Archigram, o grupo de arquitetura britânico, produziu uma série de conceitos visionários, como aWalking City [Cidade Ambulante], que poderia, literalmente, andar de um lugar a outro com suas pernas gigantes ou a Plug-In City [Cidade de Encaixes], projetada especificamente para permitir que seus ocupantes adicionassem ou subtraíssem diferentes unidades de acordo com a variação de suas necessidades.
A maioria desses projetos não passou de propostas, a maioria representada por desenhos ou livros, embora suas influências sejam evidentes em edifícios projetados por outros arquitetos notavelmente o Pompidou Centre de Paris, de Richard Roger e Renzo Piano. O Sr. Suuronen foi um dos poucos designers da época a realizar sua visão de vida em movimento. 
A casa móvel e utópica
Ele projetou a “Futuro” para comportar até oito pessoas em uma sala de estar central, dois quartos, um banheiro e uma cozinha. A “casa” tem 8m de diâmetro e 4m de altura. A parte exterior é composta por 16 peças de poliéster reforçado por fibra de vidro, um material novo e relativamente barato na época, preenchido com espuma de poliuretano. Empoleirada em longas pernas de metal, a estrutura parecia flutuar sobre o chão e, nela, pode-se entrar subindo alguns degraus e atravessando uma escotilha, como em um avião. Há 20 janelas, todas com o mesmo formato elipsoidal da estrutura externa. Ele escolheu esse modelo, uma versão tridimensional da curva fechada conhecida como elipse, porque acreditava que daria à “Futuro” a maior sensação possível de espaço interno.  
A concepção da “Futuro” deve tanto às demonstrações populistas de futurismo de sua época, como a House of the Future [Casa do Futuro] de Monsanto na Disneyland, Califórnia, que exibia “inovações emocionantes” como fornos de microondas, quanto aos conceitos avant-garde de Constant e Archigram. Mas é uma fascinante expressão da fé na tecnologia.
Metade das quase 100 “Futuros” produzidas foram fabricadas na Finlândia, o resto foi feito em outros países. O projeto fez tanto sucesso que o Sr. Suuronen recebeu a missão de desenvolver todo um leque de casas móveis. Mas o desastre se abateu sobre eles em 1973, durante a crise do petróleo, quando o preço do plástico subiu vertiginosamente. Os planos para as novas casas foi abandonado e a produção da “Futuro” parou. Muitas das “Futuros” originais sobreviveram, embora as curvas do amado elipsóide do Sr. Suuronen tenham se tornado imperfeitas ao longo dos anos.
Tradutor:
Érika Brandão

domingo, 11 de setembro de 2011

Qual é a diferença entre os vários tipos de tinta? Como saber quando usar cada uma?



  • Casa tipo de tinta serve para uma determinada aplicação e é importante fazer a especificação correta para obter um bom resultado
    Casa tipo de tinta serve para uma determinada aplicação e é importante fazer a especificação correta para obter um bom resultado
O mercado oferece uma infinidade de tipos de tintas, massas e outros produtos para aplicação em revestimentos interno e externos. As possibilidades e variações podem ser desconcertantes para o consumidor final, deixando muitas dúvidas na hora de realizar a compra desses produtos.
Por conta dessa grande variedade de opções, é importante que a pessoa que está realizando uma obra saiba algumas diferenças básicas entre os grandes grupos de tintas. Tenha em mente que não existe uma tinta para todas as superfícies e usos. A escolha do produto adequado para cada superfície e local é essencial para um bom acabamento e durabilidade de sua pintura.
A seguir iremos comentar brevemente os grandes grupos de tintas e suas principais aplicações para que fique mais claro como a diferenciação entre os produtos ocorre.

Látex PVA

O látex é talvez a tinta mais comumente encontrada atualmente, nos interiores das residências, e certamente você já ouviu falar a respeito.
O PVA vem do nome da substância usada atualmente para fabricar a tinta látex, o Acetato de Polivinila. O látex tem uma base solúvel em água e, por isso, facilita muito a vida do pintor, que pode preparar seus pincéis e rolos apenas com água. Além disso, caso a tinta espirre em algum outro revestimento, basta lavar com água.
O acabamento em látex PVA é adequado para a parte interna das residências, que podem ser limpas apenas com um pano úmido. O acabamento desse tipo de tinta é muito bom, assim como seu recobrimento da camada anterior de pintura (se ela existir). Seca rapidamente, e o odor típico de pintura é mínimo.
Porém, o produto não é adequado para áreas molhadas ou que possam receber chuva, e para recobrimentos de acabamento em alto brilho, como um corrimão, por exemplo; as superfícies pintadas com látex PVA também são mais difíceis de limpar.

Tinta acrílica

A tinta acrílica, de forma geral, tem aspecto muito similar ao do látex,  também é solúvel em água e seca rapidamente. A diferença é que sua fórmula contém resinas acrílicas, o que proporciona ao produto alta impermeabilidade uma vez aplicado, tornando-o especialmente eficaz para pinturas externas.
Essa impermeabilidade também torna a tinta acrílica interessante para uso em áreas molhadas da casa, como na cozinha e lavabo. As tintas acrílicas podem ser lavadas, ao contrário do látex, que deve ser limpo apenas com pano úmido.
O acabamento tende a ser mais brilhante que o do látex, ainda que exista a versão fosca: portanto, preste atenção ao comprar para garantir o tipo de acabamento final que deseja. Outro fator importante é o custo. A tinta acrílica tenderá a ser mais cara que a látex, então cuidado com a especificação.

Tinta esmalte

O esmalte, ao contrário dos exemplos anteriores é um tipo de tinta que não é solúvel em água, visto que possui o que é chamado de “base a óleo”, material que compunha sua fórmula antigamente. Atualmente são outros produtos sintéticos que compõem a base mais comum para esse tipo de acabamento.
As tintas esmalte são especialmente boas para a utilização em superfícies de ferro ou madeira. Assim, janelas de ferro, corrimãos e estruturas metálicas leves terão um acabamento melhor e mais durável se pintados com tinta esmalte. E embora a madeira possa receber vários tipos de acabamentos, portas feitas desse material são tradicionalmente pintadas com esmalte por conta do alto nível de manuseio, visto que o esmalte permite a lavagem dessa superfície com mais facilidade.
O acabamento de esmalte é bastante peculiar e as pessoas geralmente percebem quando ele foi utilizado. Possui alto brilho, embora exista a versão fosca. Seu acabamento dá sensação de uma película formada sobre a superfície e, por isso mesmo, não é muito adequada para o uso direto na parede, porque dependendo da aplicação podem surgir bolhas ou descascamento. O custo dessa tinta é mais alto do que o das outras, por conta de seu uso mais espcífico, e em menores superfícies. A embalagem mais comum é o galão (que contém 3,8 litros do material), enquanto as outras podem ser facilmente encontradas em latas (existem latas com até 18 litros de tinta, e as pequenas, com 900 ml).

Tintas epóxi e poliuretano

As tintas epóxi e de poliuretano são sintéticas e não solúveis em água, e têm usos mais específicos, como, por exemplo, a pintura de caixas d’água. Existem ainda fórmulas para aplicação em pisos, mas dependem de mão de obra altamente especializada.
Essas tintas, que são geralmente diluídas em solvente específico e possuem catalizadores para auxiliar no processo de pintura, devem ser aplicadas sempre por mão de obra que conheça o material e os processos, para evitar que se formem bolhas, ocorra descolamento da camada de tinta ou simplesmente mau acabamento.
Como são tintas específicas para aplicação em áreas molhadas e até inundadas, como piscinas e caixas d’água, podem ser uma excelente possibilidade para banheiros, boxes, cozinhas e áreas dessa natureza, desde que harmonizadas corretamente com os outros revestimentos. Vale a pena conferir os tipos de acabamentos possíveis para fugir do revestimento cerâmico convencional de locais muito úmidos.
Além dos grupos citados acima, existem muitos outros tipos de tinta. Há as feitas com cal, e produtos de efeito, como as tintas magnetizadas, do tipo lousa e para piso; existem também as massas e texturas de muitas naturezas diferentes. E não se pode deixar de mencionar os vernizes e fundos preparadores específicos para superficies diversas (como para galvanizados ou gesso, por exemplo).
Dependendo do que se quer pintar é necessária a aplicação de vários produtos. Quando isso acontece, chamamos o processo de pintura de um “sistema”, e não simplesmente uma pintura simples como nos exemplos acima. Se você pretende realizar uma pintura em uma superfície que pareça mais complexa, sugerimos que procure um pintor muito experiente para aconselhar qual sistema é o mais adequado.

Decoração - Aproveitando o espaço do banheiro pequeno


Selecionei algumas idéias para ganhar espaço no banheiro
 

Tipos de Piso: Cerâmica, Porcenalanato, Mármore e Laminado


Ao construir uma casa ou estabelecimento devemos escolher os pequenos detalhes para deixar o ambiente agradável e aconchegante para trabalhar ou mesmo descansar.
Piso de Cerâmica:
O chamado piso frio é um dos preferidos por ser prático e mais em conta. Não mancha, não retém poeira e é fácil de limpar: basta passar vassoura, aspirador de pó ou pano úmido. Versátil, pode ser usado em banheiros, cozinhas, quartos, salas, áreas externas e como revestimento de paredes. Existem modelos de pisos de cerâmica lisos, marmorizados, que imitam madeira ou pedras naturais.
Piso de Porcelanato:
Um tipo de cerâmica produzida com matérias-pri¬mas nobres. Tem baixa absorção de água, maior resistência mecânica e menor dilatação térmica, por isso, dura mais. Pode ser usado em áreas residenciais ou comerciais, nos mais variados cômodos e nas paredes. A desvantagem é o custo, sempre maior que o da cerâmica comum.
piso porcelanato
Modelo de piso de porcelanato.
piso de porcelanato
O porcelanato combina com a maioria de ambientes.
Piso Granito e mármore:
São pedras naturais, portanto, dentro de uma única linha, as peças são diferentes. ‘i O mármore, normalmente, é aquele que tem “veios” e o granito é bem “pintadinho”. Tratam-se de pisos resistentes, mas com alta absorção de água e, dependendo da qualidade do produto, podem apresentar manchas quando encharcados.
piso de marmore
Modelo de piso de mármore.
Piso Laminado:
Mais prático do que o assoalho maciço, é composto por lâminas de madeira. A aplicação é rápida e pode ser feita sobre outros pisos, se estiverem bem nivelados. Moderno e bonito, é cada vez mais usado para criar ambientes aconchegantes, mas somente em áreas secas. É mais resistente que o carpete de madeira, a limpeza é fácil e a garantia para residências é de até 16 anos.
piso laminado
Foto de piso laminado, diversos modelos.

Financiamento Caixa Econômica: Casa e Apartamento


Financiamento Caixa Econômica, é o financiamento habitacional mais procurado, apesar de outros bancos oferecerem o mesmo serviço de crédito imobiliário. Quando conseguir definir qual moradia deseja adquirir, então é só partir para financiamento Caixa Econômica integral ou parcial. Na caixa, terá que fazer um cadastro, após aprovado vai ter uma carta de crédito para comprar seu imóvel.
financiamento caixa economica
Para facilitar, entre no site da Caixa Econômica indicado abaixo, e encontrará os documentos para ofinanciamento Caixa necessários, e informações para que possa financiar, um imóvel novo, usado ou na planta.
Muitos compradores procuram um simulador para financiamento da Caixa Econômica Federal , esse simulador vai calcular os valores das prestações, em relação a sua renda e valor do imóvel.
Site do simulador de Financiamento: www.caixa.gov.br/habitacao/index.asp
A Caixa vai analisa se o comprador terá condições de pagar as prestações do financiamento, sendo que as parcelas não pode ultrapassar 30% da renda familiar. A Caixa Econômica também avalia o imóvel escolhido,para saber se o mesmo esta em dia com as documentações,só assim vai providenciar o contrato para que após vendedor e comprador assinem, então a casa é sua, confira também sobre o financiamento pelo Minha Casa Minha Vida.

Construir Casas: Dicas de Projetos


Algumas dicas para construir casas com um preço menor e com qualidade são: fazer um projeto, ou seja, não faça sua casa sem planejamento, para não ter problemas futuros e ter que derrubar muros e paredes, chame um arquiteto ou um engenheiro, um projeto de aproximadamente 70 metros custa R$400,00, porém se você não tiver esse dinheiro, vá até a prefeitura da sua cidade, pois elas têm projetos de casas gratuitos.
construir casasCasa sendo construida de maneira tradicional.
Você deve conferir a orientação do Sol para construir casas, o lado norte recebe mais luz solar e é geralmente desse lado que se colocam os quartos, se você quer o Sol pela manhã, coloque-os do lado leste, os para o lado oeste receberão luz só à tarde e os do lado sul terão pouca luz solar; para economizar na tubulação, é importante que o banheiro, a cozinha e a área de serviço estejam perto um do outro porque o gasto com a tubulação será menor; use materiais da sua região, principalmente madeiras, pois são mais baratas, mas sempre compare os preços das telhas e tijolos para poder fazer uma boa economia; pesquise preços, pois você pode fazer economia de até 60%.

Tempo para Constuir Casas

Reduza o tempo das obras, evitando começar a construir casas na época de chuvas; use tijolos de barro porque eles esquentam menos; impermeabilize a fundação e as três camadas de tijolos com vedacit, para evitar umidade; use janelas grandes, pois elas iluminas melhor a casa e também você poderá economizar com luz elétricas e ventiladores; use telhado arejado com telhas de cerâmica, deixando sua casa mais fresca; use piso bonito e barato, o antigo vermelhão, pois agora ele está na moda de novo e custa 3,50 por metro quadrado; siga todas as etapas corretamente para evitar prejuízos; olhe sempre modelos de plantas de casas, e preste atenção nas edículas, evitando fazer remendos.
como construir casasComo construir casas pré-fabricadas.
Se você vai construir ou reformar uma casa, planejar uma mudança de comôdos ou algo do tipo. Então conheça o Floorplanner. Floorplanner é um construtor de plantas de casas, apartamento ou escritório.
Com uma simples ferramenta de desenho você pode criar a sua planta em minutos, mover e remover mobilias, modificar sua decoração e suas paredes como quiser. Salve em seu computador ou imprima e partilhe os seus desenhos e plantas com a sua familia. Floorplanner é fácil de isar e funciona no seu browser, sem qualquer software extra ou plug-ins que necessite de instalar.
O Floorplanner é gratuito para uso pessoal na construção de plantas de casas online!

Quadros para Escritório: Modelos Decorativos


quadros para escritorio decorativos
Modelos de quatros para escritório – Nosso ambiente de trabalho muitas vezes é onde passamos boa parte de nosso dia. Seja um escritório comercial, uma recepção de um consultório ou mesmo uma sala médica, enfim, é um ambiente que pode despertar as mais diferentes sensações para quem estiver presente.
E uma dica que pode ajudar nesta gama de sensações é a colocação de quadros decorativos. Há diversos modelos de quadros para escritório que podem ajudara a criar aquele ambiente mais agradável e tirar o conceito que todo escritório tem que ser um ambiente sério e pertencente à outra dimensão.
Uma boa dica de decoração é colocar quadros para harmonizar o ambiente. Em ambientes que a seriedade é sempre exigida pode-se optar por quadros de paisagens de diversos lugares do mundo, principalmente lugares que tragam conforto e calma a quem estiver contemplando desta bela obra de arte.
quadros para escritorio
Quadros para Escritório
Ou mesmo aqueles quadros para escritório com pessoas em momentos de harmonia; quadros de família, por exemplo, ajudarão na hora de relaxar, de amenizar situações que possam levar a um momento ou outro de stress.
Em ambientes como um consultório dentário você poderá optar por quadros decorativos, quadros de diferentes cores, principalmente cores vivas, ajudarão a levantar o alto astral de quem estiver esperando pelo tão temido tratamento dentário.
Não só pelas paredes, tenha em sua mesa de trabalho também um belo quadro. Você pode colocar a foto de sua família, da pessoa amada, pode ser aquela foto que lembra um momento de vitória em sua vida; como no momento em que ganhou seu diploma profissional; enfim, há inúmeras possibilidades que poderão ajudar a harmonizar seu ambiente de trabalho.
E para buscar estes quadros decorativos você poderá comprar em galerias especializadas, optar por quadros de pessoas famosas ou não, poderá até mesmo encontrar lojas pela internet que vendem quadros dos mais variados estilos e que se encaixarão com toda certeza em seu ambiente de trabalho.
quadros decorativos para escritorio
Modelos de Quadro Criativo para Escritório
Não faça cerimônia, harmonize seu ambiente de trabalho decorando ele com um belo quadro. Aos poucos você notará a diferença que irá pairar em seu ambiente de trabalho e garantirá muito mais horas de conforto e menos momentos de stress, que tem se tornado tão comum nos dias atuais.

Banheiro Preto e Branco | Decoração e Fotos


banheiro preto e branco
Dicas para fazer decoração de banheiro preto e branco – Charme, elegância, conforto e bem estar. Todo mundo gosta de se sentir bem, com toda certeza. E em nossa casa gostamos de conforto, e de ter um ambiente saudável e agradável aos olhos e com aquele toque todo especial. E muitas vezes um ambiente pouco valorizado, mas que pode ostentar um ar sofisticado quando bem decorado é o banheiro de nossas casas.
Investir na decoração do banheiro não é só garantir um ambiente mais harmonioso para seu lar, mas também dar um ar de luxo e elegância na medida certa garantirá muitos elogios a todos que visitarem sua casa.
Decoração de Banheiro Preto
Decoração de Banheiro Preto
A decoração de seu banheiro em tons pretos garantira um ar mais luxuoso e dará um toque de poder que te deixarão com alto astral lá encima. Você poderá utilizar azulejos e lajotas pretos ou usar misturas de tons de preto e branco intercalando na decoração.
Vasos e louças sanitárias também ganham um ar bem mais imponente na cor preta, combinando com um Box em tom fume e quadros decorativos para enfeitar as paredes, criando um visual charmoso de preto e branco no banheiro.
As gavetas que você for utilizar em seu banheiro também ganham um ar mais arrojado em tons cinza e grafite, ou mesmo na cor preta com detalhes dourados nos pegadores e pés. Também dá pra colocar vasos e louças na cor branca dando o contraste na medida certa para seu banheiro ficar mais sofisticado e de visual arrasar.
banheiro preto e branco
Foto de Banheiro Preto
São várias as combinações possíveis para banheiros preto e branco, e vários modelos que podem ser encontrados em sites de decoração de ambientes, ou em lojas de decoração. Use sua criatividade, inove na decoração de sua casa e tenha toda elegância e sofisticação de um banheiro preto no conforto de seu lar.

Cobertura para Garagem: Modelos e Dicas


cobertura para garagem
Modelos de coberturas para garagens – Não é de hoje que o brasileiro é apaixonado por carros. Mas com o passar do tempo a pintura e lataria do carro que fica exposto à chuva, sol, sereno ou outros fatores climáticos acaba se desgastando, dando um aspecto de carro velho e mal cuidado. E quem possui seu veículo próprio não abre mão de protegê-lo dos efeitos danosos que esta exposição ao tempo pode causar.
E para proteger existem vários tipos de coberturas para garagens disponíveis no mercado feitas com os mais diversos materiais e de varias formas, cada uma adequada para garantir toda proteção que seu carro merece.
E não só a proteção de seu carro, mas a área onde for colocada esta cobertura em uma residência também é muito importante aos moradores, por garantir sombra e um ambiente mais arejado muito útil nos momentos festivos ou mesmo em uma tarde ensolarada receber as visitas em um local mais ventilado.
cobertura para garagem
Corbertura de Garagem
Para escolher uma boa cobertura para garagem, deve-ser feita uma análise do local escolhido. Por exemplo, em casas de campos a garagem pode ter apenas um telhado cobrindo a área toda; já em residências no centro urbano pode ser necessária a construção de uma parede em volta da área a ser coberta.
Os materiais a serem utilizados na construção também são muito importantes nos modelos de cobertura para garagem. Podem ser usadas telhas de fibra, de barro ou pré-montadas; armações de sustentação em madeira ou mesmo ferro; a área coberta pode ser feita de laje são algumas das várias possibilidades para construção de uma boa cobertura para sua garagem.
O importante nestas horas é analisar a proteção a ser utilizada em cada caso, juntamente com custo e benefício proporcionados. Lembrando sempre de contratar empresas de renome no mercado para construir ou reformar sua casa, evitando assim dores de cabeça futuras.

Dicas para Iluminar a Sua Casa


dicas para iluminar sua casa
Iluminação é tudo em qualquer ambiente que precise ser assim. Alguns lugares como boates, bares e cinema precisam de pouca iluminação, mas em casa, exceto no quarto, ela é fundamental para deixar o ambiente alegre, claro, fácil de se locomover, estudar, enxergar, entre outras coisas. Além disso, a iluminação passa o aspecto de limpeza, de asseio, de não ter nada a esconder, e viver em um ambiente assim, de fato é bem agradável. Como você pode então deixar a sua casa mais iluminada?
Abrindo as portas e as janelas. Calma, não estou querendo subestimar a sua inteligência com esse comentário, o fato é que, algumas portas e janelas devem ser abertas no sentido de modificadas em termos de tamanho, modelo e local. Por exemplo, quantos de nós não temos portas de madeira na sala quando poderíamos deixar o ambiente mais iluminado colocando uma porta de vidro?
Tudo bem, a porta de madeira até pode ser mantida, mas por que não aumentar o tamanho da janela da sala, deixando-a mais baixa para que o piso seja iluminado e o ambiente fique mais claro? São métodos e métodos que podemos pensar para reinventar a nossa casa e deixar a mesma muito mais confortável para se viver.
Lâmpadas incandescentes em tons amarelados também são uma boa pedida, mas uma forma de economizar e ter claridade de verdade em casa é deixando a luz do sol bater nos ambientes mesmo. Luminárias altas ou abajures para a iluminação da sala à noite dão um charme sem igual ao ambiente, oferecendo conforto e bem estar aos que costumam ficar ali conversando. Além disso, é uma das formas de economizar também, sem abrir mão da beleza da sua casa e do seu conforto de viver nela.
Cortinas claras, portas de vidro, janelas grandes e uma boa organização e distribuição das coisas e dos móveis pode ser o que falta para deixar a sua casa mais iluminada e bonita aos seus olhos e aos olhos de outros.

Tapetes de barbante com gráficos


tapetes de barbantes
Um bom item de decoração, barato e que pode ser encontrado em muitos locais é, sem dúvida, um tapete de barbante. Eles ajudam na hora de enfeitar vários ambientes de sua casa.
Fabricação
Os tapetes podem ser feitos com aqueles barbantes mais grossos, ou mesmo ser de bordados em linha de crochê. Podem ser encontrados em diversas cores e tamanhos e são feitos na maioria dos casos de forma artesanal.
Para decoração
Você pode colocar tapetes pequenos encima de mesas, estantes ou móveis diversos dando aquele toque todo especial na decoração. Outros locais que você pode colocar tapetes de barbante são ao longo dos corredores da casa, na soleira das portas e até pendurados como um belo quadro decorativo.
tapete de barbante grafico
Dica
Você pode aumentar sua renda familiar fabricando em casa tapetes artesanais. Há muitas lojas, revistas e até sites que ensinam as técnicas de uma forma simples e prática, que garantirão aquele dinheirinho extra para você todo final do mês, e o gasto com o material não é tão caro.
Use sua criatividade, invista em mais beleza para sua casa com tapetes de barbante na decoração.

Escadas Retas: Modelos de concreto, madeira e ferro


Os modelos de escadas retas podem ser de madeira, concreto e ferro. Em muitas vezes, ao construir uma casa nem sempre o terreno é favorável. Em várias ocasiões o terreno tem um desnível em relação à rua; ou em muitas situações devido às dimensões do terreno serem muito pequenas a solução é a construção de um sobrado para que o terreno seja melhor aproveitado.
E nestas horas é fundamental que seja feita uma escada, para interligar os andares ou mesmo o acesso a nova residência a ser construída no local. E um dos tipos de escadas mais utilizados nestas ocasiões são as escadas retas.
escadas retas modelos
Modelo de uma escada reta de madeira.
E a forma e localização da escada podem garantir uma obra com visual mais arrojado e maior conforto para todos os moradores.
Quando a escada é na parte externa de uma casa, geralmente é feita de concreto, que garantem uma boa sustentação e maior durabilidade aos efeitos da exposição prolongada as condições climáticas.
Em ambientes internos, para acesso de outros andares da casa pode se optar pela construção de escadas retas pré-montadas, feitas com materiais como madeira ou metal, entre outros.
modelo de escada reta
Escada reta muito usada em salas comerciais e lojas.
E estas escadas retas colocadas no interior da residência podem ganhar um charme todo especial na hora da decoração do ambiente. Podem ser colocados papéis de parede recobrindo a escada; ela pode receber uma pintura toda especial nos degraus e corrimão; tem estruturas que são projetadas com gavetas por baixo da escada, ganhando mais espaço para guardar objetos em sua residência; enfim, há muitas possibilidades de decorar uma escada reta para que a casa ganhe um destaque todo especial e o ambiente se torne mais agradável aos olhos.
Lembre-se sempre de consultar pessoas ou empresas especializadas na hora de construir uma escada reta em sua residência.
As escadas retas além de facilitarem o acesso para outros ambientes da casa, devem sempre ser projetadas para garantir total conforto e segurança para todos que a utilizarem.
foto de escada reta
Pequena escada reta de pedra usada para ambientes menores.